Hegle Dias
Psicologia Clínica
É uma área da psicologia voltada para o acompanhamento clínico, aplicada em consultórios, clínicas e hospitais, com o foco na saúde mental e suas diversas relações com os processos de adoecimento em geral, muito comum nos casos de ansiedade e depressão, entre outros. Refere-se ao cuidado com a pessoa, apoiado numa abordagem teórica da Psicologia, segue um método de trabalho sequencial e sistemático. Geralmente com início, meio e fim. Com objetivo de trazer bem-estar e equilíbrio emocional para quem a procura.
Na psicologia clínica já trabalhei bastante com várias faixas etárias em mais de um lugar. Atualmente só estou atendendo pessoas maiores de 18 anos no formato presencial (Itaperuna/RJ) e online para brasileiros no mundo inteiro.
Psicoterapia individual
A psicoterapia é o processo, sistemático e continuo, onde a pessoa é acompanhada por um psicólogo, no decorrer de um tempo, que não possui um prazo determinado e rígido, pois, este é variável, compatível com cada pessoa, suas dificuldades e possibilidades, com sua história, seu desenvolvimento, ritmo, engajamento e entrega. Pode ser um processo de poucos meses, ano ou anos.
Geralmente, para a maioria das pessoas funciona com um encontro semanal, usualmente chamado de sessão, com duração de 50 minutos, em local adequado, físico (presencial) ou virtual (online), mas que proporcione os requisitos de segurança física e emocional, sigilo e tranquilidade ambiental.
Supervisão de atendimentos
É o trabalho de acompanhamento e orientações de alunos ou profissionais de psicologia, que desejam compartilhar em segurança suas dúvidas e procedimentos no trabalho terapêutico, visando seu crescimento, confiança e fortalecimento profissional. Pode ocorrer em pequenos grupos ou individualmente.
Psicodiagnóstico
A fundamentação teórica que utilizo, considera o procedimento de diagnóstico, como um processo. Como tal, pode se modificar nos decorrer do tempo e do trabalho. Em nosso raciocínio clínico, levantamos hipóteses diagnósticas, mas não fixamos nosso foco de trabalho na patologia. O ser humano é amplo, complexo e diverso, e precisa ser considerado em todas as suas dimensões: bio-psico-social-espiritual, assim o diagnóstico é um parâmetro indicativo de necessidades e dificuldades a ser considerado, sem obscurecer, entretanto, todo o potencial para o equilíbrio e integração, que cada pessoa traz em si mesmo.
Grupos terapêuticos
Os grupos terapêuticos na abordagem gestáltica são uma valiosa forma de terapia que proporciona aos seus participantes encontro consigo mesmo e com os demais, que se entregam ao desenvolvimento de suas relações interpessoais, cuidando de suas questões emocionais em contato com o outro.
O terapeuta atua como facilitador, ajudando os membros a explorar suas emoções e relacionamentos interpessoais de forma segura e construtiva. Geralmente ocorrem após um a entrevista inicial, prévia a formação do grupo e, posteriormente, em um encontro semanal com duração de 90 minutos, com número de participantes entre 4 e 8 pessoas. Nele são acordadas regras de participação e sigilo entre os participantes, que irão compartilhar suas experiências diversas. Por ser um espaço compartilhado, o investimento financeiro é menor que o trabalho individual e nem por isso, menos eficaz. O que ocorre é que alguns casos trazem uma maior necessidade que exige um foco individual, não sendo ideal o atendimento em grupo.
Palestras, cursos e workshops
Eu ofereço palestras e cursos, grupos de estudos e supervisão para pessoas interessadas em aprender mais sobre temas relacionados a psicologia. Esses eventos são destinados a estudantes e profissionais diversos que desejam aprimorar suas habilidades clínicas e terapêuticas. Se você estiver interessado em organizar uma palestra em sua escola, empresa ou organização, entre em contato comigo para discutir uma apresentação personalizada. Estou disponível para apresentações presenciais ou on-line, agendadas com antecedência.